NOTÍCIASSAÚDE

Homem morre em Santarém com suspeita da doença da “urina preta”

A morte de Genivaldo Cardoso de Azevedo, de 55 anos, em Santarém, pode ser o primeiro caso no estado do Pará por Síndrome de Haff – conhecida popularmente como doença da “urina preta”. A vítima foi internado com dores musculares e teve evolução nos sintomas, inclusive com o escurecimento da urina, como explicou o diretor técnico do Hospital Municipal de Santarém, Vinícius Savino.

“O paciente chegou com injúria muscular, que pode ser decorrente de várias outras patologias, inclusive a Síndrome de Haff. Ele teve a mialgia intensa e evoluiu para um processo que a gente chama de Rabdomiólise, que é quando há sofrimento muscular. Nestes casos, existe uma insuficiência urinária, que foi o que aconteceu com ele. A urina diminuiu. Ele (Genivaldo) também apresentou o escurecimento da urina”, disse e completou:

“Tomamos todas as medidas cabíveis no tratamento, com hidratação intensa, mas, infelizmente, ele evoluiu a óbito. Comunicamos à Vigilância Sanitária do município e também do Estado. Agora, estamos reunindo todos os dados para fechar o diagnóstico. Ainda é um caso suspeito de Síndrome de Haff”.

O corpo foi liberado para o Instituto Médico Legal. Familiares e amigos serão contactados pelo Hospital Municipal de Santarém para saber se Genivaldo havia consumido peixe e, se sim, qual a espécie.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar