NACIONALNOTÍCIASSAÚDE

Homem diz que sofreu queimaduras ao fritar coxinha congelada que explodiu e voou como ‘foguete’, em Goiânia

https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Mesmo acostumado a fritar salgados congelados em casa, o analista de tecnologia da informação Cleiton Solano, de 24 anos, passou por um susto grande ao fritar um pacote de coxinhas recentemente, em Goiânia. O jovem explica que teve queimaduras de segundo grau. O atendimento médico revela que as queimaduras acometeram entre 10% e 19% do corpo.

Os congelados começaram a explodir em contato com o óleo quente, como explicou Cleiton. Mas o jovem afirma que não foi qualquer explosão. As coxinhas voaram da panela como “foguetes”, e partes do produto e do óleo quente queimaram o rosto, o peito, a barriga e as mãos do jovem.

O G1 entrou em contato com o dono da fábrica Bonaboca Alimentos Congelados, que fica em Goiânia, nesta segunda-feira (12). Kenny Cavalcanti explicou que vai verificar o que aconteceu junto ao cliente. Ele diz que a empresa não teve esse tipo de incidente até o momento e que os produtos são testados diariamente por um setor de qualidade (leia a íntegra ao final).

Cleiton Solano diz que tentou entrar em contato com a empresa pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no sábado (10), mas não conseguiu, e que vai procurar a companhia novamente na terça-feira (13). A empresa afirma que ainda não foi procurada pelo cliente.

Voando como “foguetes”

O acidente doméstico aconteceu na noite de sexta-feira (9), na residência do jovem. Cleiton relatou que adquiriu o pacote de coxinhas congeladas no mesmo dia e que, mesmo seguindo o modo de preparo indicado pelo fabricante na embalagem, não conseguiu evitar as queimaduras.

Não é a primeira vez que o jovem compra produtos da mesma marca, mas é a primeira experiência de queimadura com a coxinha.

“Já costumo comprar salgadinhos industrializados, inclusive dessa marca, seguindo as recomendações do rótulo com a temperatura do óleo baixa. Estava fritando tranquilo e a coxinha começou a explodir e saiu igual um foguete, tanto que ficou grudada no teto da cozinha”, comenta o jovem.

Ele relata ainda que não aconteceu algo mais grave, como ter queimaduras nos olhos, porque usava óculos no momento, que ficaram “ensopados de óleo quente”.

Tratamento

O jovem diz que procurou atendimento de urgência no Hospital de Queimaduras da capital na mesma noite em que ocorreu o acidente.

“A dor era insuportável. Tive que voltar no hospital outras vezes para tirar os curativos e fazer raspagem”, explica.

De acordo com o atestado médico, o rapaz vai precisar de cinco dias afastado do trabalho para se tratar das queimaduras.

Empresa diz que testa a segurança dos produtos

O dono da fábrica Bonaboca Alimentos Congelados, Kenny Cavalcanti, explicou ao G1 que a segurança dos produtos são testados diariamente por um setor de qualidade.

“A gente vai ter que verificar o que aconteceu. Tenho uma área de atendimento a clientes e um engenheiro de alimentos. Tive a notícia ontem (11), através de amigos. Somente isso. Essa pessoa não entrou em contato com a gente. Vendemos 40 toneladas de congelados todo mês e nunca tivemos problema. A gente testa produtos diariamente, que analisa a segurança dos produtos”, diz Cavalcanti.

Nota da empresa

A Bonaboca Alimentos reitera, neste momento, diante dos fatos divulgados na imprensa, o compromisso com a qualidade dos seus produtos e com o bem-estar dos seus clientes. Toda a produção da fábrica é testada diariamente, num rigoroso controle de qualidade, supervisionado por uma engenheira de alimentos.

A empresa, fundada há 12 anos, em Goiânia, vende, entre outros produtos, 40 toneladas de salgados congelados por mês e, até então, não havia tido qualquer problema relatado nesse sentido.

O mais provável é que os estouros das coxinhas tenham sido causados pela alta temperatura do óleo usado na fritura, conforme alerta as instruções contidas na embalagem. Para melhor resultado do alimento e segurança no preparo, a temperatura não pode ultrapassar 180 graus.

De toda forma, por precaução e medida de segurança, a venda do lote da coxinha foi suspensa e uma auditoria independente está sendo contratada para analisar possíveis problemas no referido lote.

Nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor também já está em contato com o cliente Cleiton Solano para prestar toda a assistência possível, independente de culpabilidade no ocorrido. As medidas fazem parte da filosofia da Bonaboca Alimentos de trabalhar com a verdade e o respeito ao consumidor.

Fonte G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar