BELÉMNOTÍCIAS

Guarda Municipal contabiliza mais de 500 autuações durante lockdown

Após o período de regime de lockdown, o qual a capital paraense foi submetida desde o último dia 7, a Guarda Municipal de Belém (GMB) fez um levantamento do número de autuações e infrações ocorridas neste período em que o órgão foi um dos principais envolvidos em barreiras e fiscalizações na cidade.

A participação da Guarda Municipal se deu, especialmente, para impedir que as pessoas descumprissem as medidas previstas no decreto de enfrentamento à proliferação da Covid-19. O lockdown em Belém se encerrou neste domingo, 24.

Balanço – O balanço apontou que as barreiras instaladas na avenida Júlio César, que corresponde os bairros da Sacramenta e Val de Cães, e a barreira da avenida Almirante Barroso, correspondente ao bairro do Souza, tiveram um maior número de infrações, com 150 e 144 multas, respectivamente. Os dias com maior número de multas aplicadas pela GMB foram no dia 17, com com 64 notificações; e no dia 20, também com 64 multas registradas.

A Guarda contabilizou, nas barreiras de trânsito, um total de 9.628 pessoas abordadas em carros, motos e transportes públicos. Dessas abordagens, foram geradas 591 autuações por descumprimento do decreto, ou seja, pessoas que estavam circulando aleatoriamente

Barreiras – Durante os 18 dias, a Guarda Municipal, com o apoio dos grupamentos, participou diariamente de três barreiras fixas e duas volantes, nas principais avenidas da cidade. “Essas barreiras foram necessárias para que as normas de isolamento social fossem respeitadas pela população”, explicou Antônio Carlos Tavares, inspetor de planejamento da GMB. Na avaliação do inspetor Antônio Carlos, as ações foram positivas.

“Em análise geral, devido ao lockdown, observamos as ruas mais vazias e conseguimos um índice maior de isolamento social. Entretanto, o isolamento continua abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde”, disse Antônio Carlos. 

Abordagens – Nas barreiras montadas eram feitas triagens entre condutores de veículos particulares e passageiros de coletivos, com inspeções necessárias para que as pessoas não estivessem transitando de forma desnecessária. “Todas as pessoas que foram abordadas pelos guardas municipais tiveram que comprovar o motivo de estarem nas ruas. Aqueles que não conseguiram comprovar foram advertidos ou autuados”, explicou o Inspetor de planejamentos.

Os dados para este balanço foram obtidos por meio do aplicativo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). 

Fonte: Agência Belém de Notícias

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar