O governo federal divulgou a autorização para construção de uma ferrovia entre Açailândia, no Maranhão, até a cidade portuária de Barcarena, no Pará.
O trecho de 571,3 km entre as duas cidades, deve receber investimentos privados na ordem de R$5,7 bilhões. O traçado seguirá o mesmo que foi projeto para ferrovia Norte-Sul, esta de responsabilidade do governo federal, mas que até agora, nem sinal de quando sairá do papel.
A ferrovia deve atender a demanda de carga da agropecuária e da mineração nesta região entre o Pará e Maranhão para escoamento via porto de Vila do Conde. O pedido de autorização foi feita pela Minerva Participações e Investimentos S.A.
Ao todo, já são 23 trechos de ferrovias autorizados de 12 empresas, em 14 estados, incluindo o Pará.
O Marco Legal das Ferrovias, criado pela Medida Provisória 1.065/2021, também avança no Congresso Nacional, após a aprovação pelo Senado Federal do PLS 261/18. O texto agora será analisado pela Câmara dos Deputados. Caso aprovado sem mudanças pelos deputados, a tramitação se conclui e o projeto será sancionado pelo presidente da República, virando lei.