O Governo do Pará entregou neste sábado (8) a obra de macrodrenagem do Canal União, localizada no bairro do Marco, em Belém. A intervenção, iniciada em janeiro de 2024, integra o projeto de requalificação da Bacia do Tucunduba e contou com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 56,7 milhões.
O canal União é um dos oito que compõem o sistema de drenagem da Bacia do Tucunduba, que abrange os bairros Marco, Terra Firme, Guamá, São Brás, Curió-Utinga e Canudos. O conjunto de obras visa reduzir riscos de alagamentos, melhorar o saneamento e ampliar a mobilidade urbana nessas regiões.
O projeto inclui novas redes de abastecimento de água, esgoto e drenagem, além da construção de cinco pontes e oito passarelas. Segundo o governo estadual, mais de 300 mil pessoas devem ser beneficiadas diretamente com as intervenções.
Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a diretora Socioambiental do banco, Tereza Campello.
Além do Canal União, já foram concluídas as obras dos canais Tucunduba, Mundurucus, Timbó, Gentil Bittencourt, Cipriano Santos, José Leal Martins e Vileta. As intervenções são executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com recursos do Tesouro Estadual e parcerias com o BNDES e a Itaipu Binacional.
Atualmente, estão em andamento os serviços de requalificação dos canais Sapucajuba, Caraparu e Lago Verde. Outros canais, como Nina Ribeiro e Angustura, não foram incluídos nesta etapa do projeto.
Conteúdo relacionado:



