BELÉMNOTÍCIAS

Governo de Edmilson Rodrigues terá 50% de mulheres no comando das secretarias

Das 27 indicações realizadas, até o momento, pelo prefeito eleito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), para compor Secretarias, Coordenações e Fundações, em sua futura gestão que toma posse no dia 1º de Janeiro de 2021, 13 são mulheres, o que equivale a quase 50% dos cargos no primeiro escalão. Algo inédito na história dos governos locais.

Reconhecidas pela competência em suas áreas de conhecimento, esse time de alto nível terá o desafio de pensar e implementar políticas em favor dos belenenses, em especial, dos que mais precisam. A presença delas é um sinal de democratização da gestão, comandada por Edmilson e Edilson, e ajuda a superar a invisibilidade das mulheres nos espaços de poder da gestão pública municipal.

Sem dúvida, um passo fundamental neste momento, em que os casos de feminicídio se agravam, bem como as diversas formas de violência contra as mulheres.

Confira quem são as mulheres na gestão Edmilson Rodrigues:

Jurandir Santos de Novaes/ Semad
A economista Jurandir Santos de Novaes foi escolhida para o cargo de secretária de Administração (Semad). Ela é professora do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Carolina Quemel/ Sejel
Carolina Quemel, graduada em Administração e Gestão Pública , vai assumir a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
Carolina integra os quadros do Partido Democrático Trabalhista (PDT), legenda que integrou a coligação “Belém de Novas Ideias”. Ela é atual vice-presidente do Diretório Municipal do PDT e tesoureira do Diretório Estadual do partido.

Káritas Lorena de Souza Rodrigues/ SEFIN
A procuradora do Município de Belém, Káritas Lorena de Souza Rodrigues, servidora de carreira desde o ano de 2006, vai assumir a titularidade da Secretaria de Finanças (Sefin). Káritas Rodrigues é advogada com especialização em Direito Tributário e, desde o ano de 2015, ocupa o cargo de subprocuradora-chefe da Procuradoria Fiscal do Município de Belém.

Marcia Mariana Bittencourt Brito/ SEMEC
A professora Marcia Mariana Bittencourt Brito será a nova secretária de Educação do Município de Belém (Semec). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é professora da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, mestre em Educação pela UFPA, especialista em Educação Superior e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Márcia Kambeba/ Ouvidoria Geral do Município
Márcia Kambeba será a primeira indígena a fazer parte do primeiro escalão da Prefeitura Municipal de Belém. Ela foi indicada pelo prefeito eleito, Edmilson Rodrigues, ao cargo de Ouvidora Geral do Município. Ela é mestre em Geografia.

Edna Maria Sodré D’Araújo/ IPMB
A consultora jurídica do Município de Belém, advogada Edna Maria Sodré D’Araújo, vai assumir a presidência do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Belém (IPMB). Ela é servidora de carreira do IPMB, concursada há 16 anos, e tem especializações em Direito Previdenciário, Direito Administrativo e Administração Pública.

Lívia Noronha/ Combel
Lívia é bacharela e mestra em Filosofia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora substituta do curso de Filosofia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e professora colaboradora do curso de Educação do Campo da UFPA. Ela vai assumir a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel).

Georgina Tolosa Galvão/ Fundo Ver-o-Sol

A economista Georgina Tolosa Galvão vai assumir a coordenação-geral do Fundo Municipal de Solidariedade para Geração de Emprego e Renda-Ver-O-Sol. Ela foi secretária municipal de Finanças e presidente da Fundação Municipal de Assistência do Município de Belém (Funpapa) nas gestões anteriores de Edmilson e, atualmente, é assessora parlamentar do então deputado na Câmara Federal.

Ellana Silva/ ADIC

Ellana Silva, cientista social formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pós-graduada em Sociologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), vai assumir como administradora regional de Icoaraci (ADIC).
Ellana Silva é conselheira estadual de Educação no Pará. Ela também foi conselheira estadual do Fundeb, gestora de um projeto de leitura e bibliotecas comunitárias da Imprensa Oficial do Estado (IOEPA) e pesquisadora bolsista (CNPq) no Museu Paraense Emílio Goeldi, sobre urbanização e religiosidade.

Merilene Silva Costa/ COSAN
A Doutora em Ciências Agrárias em Agrobiodiversidade, Merilene Silva Costa, será a nova titular da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan).
Ela tem graduação em Engenharia Florestal e mestrado em Ciências Florestais e, atualmente, é vice coordenadora do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Ivanise Gasparim/ Sesan
Ivanise Gasparim, graduada em Direito e Psicanálise, vai assumir o cargo de secretária municipal de Saneamento (Sesan). Ela já foi vereadora de Belém, secretária estadual de Trabalho, Emprego e Renda e secretária municipal de Economia na gestão anterior de Edmilson. Ivanise também já foi secretária adjunta de Planejamento em São Luís; coordenadora do projeto de combate à pobreza rural do Instituto Interamericano de Combate à Pobreza, em Brasília.

Keyla Negrão/ COMUS
Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos, a jornalista Keyla Negrão assumira a Coordenação de Comunicação Social (Comus).
Keyla Negrão também tem mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e é bacharel em Comunicação Social/ Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Bruna Cavalcante/ FMAE
A Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), será dirigida por Bruna Cavalcante, que é graduada em Tecnologia de Alimentos pela UEPA, especialista em agricultura familiar e desenvolvimento agroambiental da Amazônia pela UFPA. Bruna já atuou em comunidades camponesas do Acará, Castanhal e São Francisco.

Fonte: Ponto de Pauta

Fotos: Mácio Ferreira

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar