NOTÍCIASREGIONAL

Governo Bolsonaro reduz multas em municípios onde desmatamento cresce na Amazônia

Multas em queda, desmatamento em alta. Com Jair Bolsonaro na presidência, o Governo Federal tem diminuído as multas de crimes contra o meio ambiente na Amazônia e essa redução ocorre mesmo onde cresce o desmatamento.

Levantamento inédito da Agência Pública descobriu que, na Amazônia Legal, a cada dez municípios onde o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou menos no ano de 2019, cerca de oito tiveram aumento no desmatamento no período.

Ao todo, em 2019 foram 234 municípios onde o governo reduziu multas ambientais relacionadas à flora, que incluem infrações decorrentes de desmatamento e queimadas ilegais, por exemplo.

Pará – O Pará foi o estado onde a redução de multas foi mais acentuada: 52 municípios paraenses tiveram menos multas com Bolsonaro, apesar de 51 deles terem registrado aumento no desmatamento. Apenas 20 municípios registraram aumento de multas. Ao todo, 108 municípios no Estado viram o desmatamento aumentar em 2019, comparado ao ano anterior.

Multas zeradas – É no Pará onde está Água Azul do Norte, município que registrou a maior queda de multas em 2019. Em 2018, último ano do governo de Michel Temer, o Ibama registrou 34 multas relacionadas à flora no município. Já com Bolsonaro, as multas foram zeradas. Apesar disso, o desmatamento na região cresceu 9,7% em 2019. É a primeira vez desde 2014 que o Ibama não multa nenhum infrator no município.

Veja o gráfico:

Gráfico comparativo das multas aplicadas pelo Ibama em 2018 e 2019

Em Jacareacanga, no sudoeste do Pará, o número de multas caiu de 13 para zero e em Alenquer, no oeste do estado, as multas caíram de 11 para zero.

Já a quantidade de municípios onde o Ibama aumentou as multas foi bem menor, 141. Outros 20 municípios mantiveram a mesma quantidade de multas e 162 não registraram nenhuma multa, seja em 2018 ou em 2019.

Dos nove estados da Amazônia Legal, sete tiveram redução de multas no primeiro ano do governo Bolsonaro, apesar de seis deles terem registrado aumento no desmatamento.

Após o Pará, o Mato Grosso foi o estado que registrou a segunda maior redução de multas com Bolsonaro. Cerca de metade dos municípios mato-grossenses que receberam multas no ano de 2018 tiveram queda nas autuações no ano seguinte.

Fontes: O Estado Net e Agência Pública

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar