CRIMENOTÍCIASParáREGIONAL

Gaeco investiga advogados suspeitos de ligação com o PCC no Pará

Na manhã desta segunda-feira (26), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público do Pará, deflagrou uma operação denominada “Muralha” com o objetivo de investigar quatro advogados suspeitos de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa de abrangência nacional.

Os advogados são alvos de investigação por suposta conduta ilícita, sendo suspeitos de integrarem uma célula jurídica chamada “Sintonia dos Gravatas” dentro da estrutura do PCC. As investigações, que duraram mais de dois anos, revelaram indícios de participação desses profissionais em atividades relacionadas à organização criminosa, incluindo lavagem de dinheiro.

As cidades de Marabá e Castanhal foram apontadas como os principais locais de atuação desses advogados. Durante a operação, foram apreendidos telefones celulares, documentos, agendas com anotações relevantes para a investigação e mais de mil bilhetes e cartas trocados entre os advogados e detentos ligados à facção criminosa. Segundo a linguagem utilizada pelos presos, esses advogados eram conhecidos como “pombos”, sendo responsáveis por levar e trazer mensagens entre os membros do PCC dentro e fora dos presídios.

Os advogados presos durante a operação foram identificados como Elson da Silva Barbosa, de Castanhal; Moisés de Carvalho Brito Batista, de Castanhal; Anderson Alves de Jesus Freitas, de Marabá; e Patrícia Ayres de Melo, de Marabá. Todos eles são investigados por sua suposta conexão com a facção criminosa e por seu papel como “pombos” do PCC.

O Gaeco informou que as investigações seguem sob sigilo de justiça para análise das evidências apreendidas durante a operação. A Vara de Combate às Organizações Criminosas no Pará foi responsável por autorizar a deflagração da operação, que busca desarticular essa célula jurídica suspeita de atuar em favor do PCC no estado.

Com informações do MPPA e Antagônico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar