AGRO

Gaby Amarantos conquista Grammy Latino na Espanha com o álbum “Technoshow”

A paraense Gaby Amarantos foi agraciada com o Grammy Latino 2023 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”. A premiação ocorreu em Sevilha, na Espanha, e reconheceu o álbum “Technoshow”, que celebra o tecnomelody, um ritmo original de Belém. O tecnomelody se destaca por acelerar o brega tradicional e incorporar batidas eletrônicas, revelando a riqueza e diversidade da cultura paraense.

Visivelmente emocionada, Gaby Amarantos subiu ao palco e, durante seus agradecimentos, destacou a importância de valorizar a cultura amazônica, as raízes periféricas e, principalmente, os artistas independentes. Além de seu discurso inspirador, a artista chamou a atenção para a preservação da Amazônia ao escolher um vestido que simbolizava uma imponente árvore de samaúma, reforçando a mensagem sobre a importância de cuidar da floresta e apoiar artistas originários dessa região.

O álbum “Technoshow” é uma obra que remonta à fase de Gaby como vocalista e compositora da banda TecnoShow, no período de 2002 a 2010. Durante esses anos, os CDs de tecnobrega eram gravados de maneira independente e distribuídos a preços acessíveis nas bancas de camelôs. Dez anos após esse período, as músicas de TecnoShow encontraram seu caminho para as plataformas de streaming e, agora, alcançam o reconhecimento internacional com a conquista do Grammy Latino.

Com oito faixas que totalizam mais de 27 minutos, o álbum reúne hits que animaram festas em aparelhagens nas periferias do Pará. O tecnomelody, caracterizado pela fusão de beats eletrônicos, riffs de guitarra e elementos regionais, trouxe ao destaque músicas como “Nova chama” e “Príncipe Negro”, esta última nomeando uma das aparelhagens mais famosas do Pará. Ambas as composições, de autoria de Gaby Amarantos, conquistaram grande sucesso local à época de seu lançamento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar