Forças russas capturam área de Chernobyl
Após um ataque que durou algumas horas, forças russas tomaram a área da planta nuclear de Chernobyl, palco de um dos maiores desastres nucleares da história em 1986. Ainda não se sabe se há danos à estrutura do local que acumula os rejeitos tóxicos.
“É impossível dizer se a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido dos russos”, disse. “Essa é uma das ameaças mais sérias na Europa agora”, afirmou o conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia, Mykhailo Podolyak.
Mais cedo, Podolyak acusou a Rússia de querer cometer um “ato terrorista”.
Há vários dados operacionais de que a Federação Russa quer cometer um ato terrorista na usina nuclear de Chernobyl e causar uma catástrofe ambiental poderosa. Isso muda a imagem do que está acontecendo na Ucrânia, está claro que a Rússia não quer só derrubar o governo ou substitui-lo por fantoches —ela quer causar destruição máxima na Ucrânia Mykhailo Podoliak, conselheiro do gabinete presidencial da Ucrânia.
Autoridades da Ucrânia relatam combates perto do depósito de resíduos nucleares da central de Chernobyl.
Minutos depois, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia publicou um post dizendo que o ataque russo contra a Ucrânia “pode causar outro desastre ecológico”, citando o acidente de abril de 1986, quando parte da Europa foi contaminada após a explosão do quarto reator da central de Chernobyl.
“Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022.”



