O Círio de Nossa Senhora do Ó é no domingo, dia 11, mas a festividade já começa nesta quinta-feira, dia 8, celebrando o 137º Círio da padroeira do distrito de Mosqueiro, em Belém. A primeira programação será a caminhada da fé, romaria que abre a maratona de 13 procissões em louvor à Santa e será a partir das 13 horas.
O evento existe há 22 anos e sai da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Furo das Marinhas, primeiro bairro do distrito, logo após a travessia da ponte Sebastião R. de Oliveira [ponte de Mosqueiro], que dá acesso à ilha. A caminhada tem percurso de nove horas.
Segundo a coordenação do 137º Círio, o evento reúne promesseiros, ciclistas e pessoas em carros e motos. A imagem de Nossa Senhora do Ó será conduzida em um andor por devotos e fiéis católicos. Na chegada, na praça da Vila, será inaugurada a iluminação noturna da igreja da Matriz.
O 137º Círio em louvor a Nossa Senhora do Ó será realizado no segundo domingo deste mês, dia 11, com a temática “Maria por uma igreja sinodal”. A coordenação aguarda por mais de 15 mil pessoas. “Esperamos por um bom público, já que este ano, não teremos mais as restrições. O uso de máscara ficará a critério de cada pessoa”, explicou Fernando Feitosa, coordenador das festividades.
Volta depois da pandemia – O Círio também retoma o formato original com os carros de anjo, barca de marinheiros e a corda de 400 metros, que não é atrelada à berlinda de Nossa Senhora do Ó. O ciclo de visitas da imagem peregrina em órgãos públicos já foi encerrado, assim como, o calendário de novenas nas residências dos fiéis.
A festividade em louvor a Nossa Senhora do Ó soma 13 procissões e o tradicional arraial montado na praça da Vila. Além da caminhada da fé, haverá homenagens de ciclistas, motociclistas, Círio das Crianças, Procissão Luminosa e romaria dos agentes da segurança pública que atuarão na linha de frente das romarias.
O Círio Fluvial é outra atração da festividade. O evento será realizado dia 10 de dezembro, sábado, com saída, às 8h, após a missa na capela de Santa Rosa de Lima, na comunidade de Caruaru. Do local, a procissão fluvial seguirá pelos rios Caruaru, Pratiquara, Murubira e Tamandaquara que compõem a grande bacia hidrográfica da ilha de Mosqueiro.
“Esse percurso fluvial é um importante roteiro turístico de Mosqueiro que o público ainda não conhece, mas que o Círio poderá ajudar, dando visibilidade”, destaca Fernando Feitosa, coordenador do Círio de Mosqueiro.
Transporte – A frota operacional da linha que faz Mosqueiro/São Brás será reforçada, no sábado, 10, e no domingo, 11. A medida municipal leva em consideração a necessidade de adequar a oferta à demanda de usuários que se deslocarão à ilha para o Círio de Mosqueiro, em homenagem à Nossa Senhora do Ó, que será neste domingo.
De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade de Belém (SeMOB), o período de operação, nos dois dias, tem início a partir de 6h55 e término às 21h30, saindo do terminal de linha, em São Brás, e a última viagem saindo de Mosqueiro às 21h15.
Fonte: O Liberal