Festival de Cinema é encerrado e rende homenagem a Leona Vingativa
A artista e youtuber paraense Leona Vingativa foi homenageada no encerramento da terceira edição do Festival de Cinema das Periferias da Amazônia – Telas em Movimento, nesta sexta-feira, 30, em Belém.
Veja reportagem aqui: Leona Vingativa vira grafite no Jurunas
Considerada uma das primeiras youtubers do Brasil, ainda criança Leona ficou famosa pela websérie “Leona Assassina Vingativa”, lançada de forma caseira em 2009. Deste então, ela trouxe diversas temáticas em videoclipes musicais.
Nesta sexta-feira, no encerramento do festival, Leona foi homenageada e ainda conheceu e posou ao lado do grafite, feito pela produção do evento, em homenagem a ela.
A jornalista Joyce Cursino, idealizadora e coordenadora do Telas em Movimento, escreveu uma postagem para Leona, no Facebook. “Quando comecei a transitar pelos grande sets e festivais de cinema percebi que os meus não estavam lá. Depois de várias pisas, entendi que não era possível ocupar esse espaço da forma que eu gostaria, então criei um espaço próprio, junto com uma porrada de gente que luta por uma cultura mais inclusiva e representativa”, escreveu.
“Homenagear a Leona era um sonho antigo, tinha receio de não fazer algo à altura, mas o que vi nos olhos delas não consigo descrever. A minha irmã e todas as outras crianças lá da rua que verem esse muro saberão que é preciso, que é bonito, que é importante reconhecer e valorizar as pessoas pretas, as pessoas trans, as pessoas das quebradas, as pessoas que fazem arte e cultura nesse país”, encerrou Joyce.
Serviço: Encerramento do 3ª edição Festival de Cinema das Periferias da Amazônia – Telas em Movimento, sexta-feira, 30, programação virtual de encerramento com homenagem à Leona, no site https://www.telas-emmovimento.org/
Fonte: Telas em Movimento