O youtuber Felipe Neto decidiu cobrar, na manhã desta segunda-feira, dia 1°, um posicionamento do jogador Neymar Jr. sobre os casos de racismo que aconteceram no Brasil e Estados Unidos, gerando uma série de protestos antirracistas em ambos os países na última semana.
Em uma publicação no Twitter, o youtuber mostrou uma série de tweets do jogador, sem qualquer menção ao assassinato de George Floyd nos EUA. ”Vidas negras importam, mas nem todo mundo se importa”, escreveu Neto.
Por causa da cobrança, o nome de Felipe Neto ficou entre os assuntos mais comentados na rede social nesta segunda-feira, 1. No entanto, as opiniões dos internautas se dividiram: enquanto uns concordaram com a postura de Felipe Neto, outros o acusaram de se posicionar para ganhar visibilidade na internet.
No início da tarde, Felipe Neto voltou atrás e escreveu: “Apaguei o tweet sobre o silêncio do Neymar, após msgs de integrantes do movimento negro, mostrando q um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas. De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso. Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo qd errar”, disse.
Mas continuou: “Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta”, opinou.
E encerrou: “Contudo, entendi q o papel de cobrar posicionamento do Neymar acerca de pautas que envolvem o racismo não cabe a um branco. Continuarei cobrando qnd o assunto for Amazônia, fascismo e opressão, coisas q ele sempre se manteve calado. Sigamos em frente”.
Com informações do jornal Extra



