Faustão volta à Band após 30 anos de Rede Globo
Desde o final de janeiro passado, no instante em que anunciou o seu desejo de não renovar com a TV Globo, começaram as especulações em torno de qual seria o próximo destino de Fausto Silva.
Na ocasião, em conversa com a coluna, ele chegou a afirmar que não tinha nada acertado com ninguém: “Afinal, serão quase 33 anos de casa, com muitas conquistas, prêmios e o reconhecimento de um trabalho muito bem feito. Vamos esperar o momento certo”.
E este “momento certo” foi construído no decorrer dos últimos meses.
As conversas com os irmãos Saad, Johnny e Ricardo, velhos amigos, tornaram-se ainda mais frequentes nos últimos dias, até se acertar, aos poucos, o seu retorno à antiga casa.
Aliás, tudo o que aconteceu no passado, está se repetindo agora e com a mesma elegância: “seis meses antes de assinar com a Globo, avisei a Band, aos dois diretamente, Johnny e Ricardo, da minha saída. Agora a mesma coisa. Cumpro meu contrato até dezembro e vou estrear meu novo programa em janeiro ou fevereiro”.
Detalhes – Alguns detalhes ainda serão conversados a partir de agora. Entre os principais, se será um programa semanal, aos domingos, como sempre foi, mas a partir das 20 horas. Até um “Perdidos na Noite”, versão 2022 se for o caso. Ou um diário, talk-show, de segunda a sexta, na faixa das 23h30.
“Sobre isso ainda estamos conversando. Vamos ver o que vai ser melhor, nos diversos aspectos”.
No mais, já foi tudo conversado e ajustado. O contrato será assinado na próxima semana, com duração de cinco anos, valendo a partir de 1º de janeiro 2022.
Um dos principais e mais versáteis comunicadores do País, campeão de audiência e prestígio nas tardes de domingo, Fausto Silva trabalha na Globo desde 1989 e, após 33 anos de casa, começa a se preparar para este novo desafio.
A Band, nesses últimos tempos, tem feito investimentos na sua programação. Adquiriu direitos de futebol internacional, a Stock Car, surpreendeu o mercado com a Fórmula 1, e neste momento atrai um peso pesado da TV, na figura do Faustão.
Como se sabe, o apresentador recusou uma proposta da Globo para trocar de horário ou migrar dos domingos para as noites de quinta-feira.
Decidiu não renovar, preferindo cumprir seu contrato até o final deste ano. O último programa, no dia 26 de dezembro, será a entrega do Troféu Mário Lago para Alcione, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola e Martinho da Vila, grandes expressões da MPB, com a presença também de Ivete Sangalo, que recebeu o prêmio no ano passado.
Antes, o programa ainda terá a “Superdança dos Famosos”, com os vencedores e melhores colocados de todas as edições, que serão anunciados já a partir deste final de semana, e o “Show dos Famosos”, com as participações de Cleo, Alexandre Pires e do padre Fábio de Mello.
A Globo soube respeitar a decisão de Fausto Silva, de acordo com comunicado distribuído em janeiro:
Fausto Silva é um dos maiores comunicadores da televisão brasileira e a Globo tem enorme orgulho dos 32 anos de parceria com ele no Domingão do Faustão. Para honrar esta história de sucesso, a Globo está determinada a fazer em 2021 a melhor temporada de todos os tempos do programa, com edições sensacionais do Dança dos Famosos e do Show dos Famosos…”.
Fausto, no mesmo período, também se pronunciou: “Gostaria de deixar aqui registrada a minha gratidão à Globo, onde aprendi muito e com a qual tive a honra de viver nos últimos 32 anos uma parceria de respeito e sucesso. Repito aqui o que sempre disse no ar: a Globo é uma empresa quase perfeita!”.
História na Globo – Fausto e o Domingão estrearam na Globo em 1989, mas o comunicador já causava com o senso de humor e irreverência que eram marcas registradas de programas como “Perdidos na Noite” (1984-1988), que passou por Gazeta e Record até chegar na Bandeirantes. Lá, ele conquistou uma segunda atração, o “Safenados e Safadinhos”(1988). Seus bordões como “ô loco meu” e “quem sabe faz ao vivo” estão na boca do povo.
Fausto se tornou uma referência nas tardes de domingo ao barrar o crescimento de audiência do “Programa Silvio Santos” e se firmar como líder no horário.
Em 1986, o “Perdidos na Noite” passou a ser transmitido pela Band para todo o Brasil, sendo que antes era só transmitido para São Paulo. Na mesma casa, Fausto chegou a apresentar o programa Safenados e Safadinhos.
Em 26 de março de 1989 estreou na Rede Globo o “Domingão do Faustão”, que se despede em dezembro deste ano.
Fonte: Flavio Ricco, do portal R7