NOTÍCIASPOLÍTICA

FAKE NEWS: Eguchi disse Alfândega e não Mercedários

Em entrevista ao SBT Pará, na quarta-feira, 25, o candidato Delegado Federal Eguchi (Patriota) disse que pretende, com apoio do Governo Federal, transformar em um resort o prédio em que hoje funciona a Alfândega, prédio pertencente a União.

Não demorou e o assunto estava na hype. Acontece que o prédio onde funcionava a antiga Alfândega, funciona hoje o Mercedário da UFPA.

Nota da UFPA – O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho chegou a emitir nota explicando que o espaço não é um prédio abandonado e muito menos sem uso e que está sendo ocupado pela UFA desde 2018, por meio de contrato de cessão com a Superintendência do Patrimônio da União

Ocorre que em nenhum momento do vídeo, basta dar uma olhadinha, o candidato Delegado Federal Eguchi se referiu ao Mercedário, mas sim, “ao espaço onde hoje funciona a Alfândega”. Como é de todos sabido, aquele espaço não é ocupado pela Alfândega já há muitos e muitos anos.

Alfândega atual – O local está situado em um dos armazéns da Companhia das Docas do Pará (CDP).

Localização atual da Alfândega

Área portuária – A utilização da área portuária de Belém pelo turismo não chega a ser uma novidade.

O complexo turístico da Estação das Docas, inaugurado em maio de 2000, foi um grande salto para a exploração mais adequada para o local, visivelmente, o turismo.

A área da CDP ficou muitos anos ociosa, com alguma manifestações de governos em ocupá-la. Após a Estação das Docas, 20 anos depois, o Porto Futuro veio somar na condição de espaço ocupado, com um complexo que já é bastante frequentado e aproveitado pela população de Belém.

O Governo do Estado não esconde o desejo de que a CDP transfira e ceda para o Estado as outras áreas da Companhia que, hoje, estão ociosas e com risco de se perder por conta do tempo, chuvas e má utilização.

A próprio curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem projetos de alunos, orientados por professores, para aquela área imensa, que poderiam ser aproveitados e assim abrir mais janelas de Belém para o rio que a banha, visto que, o belemense acabou por virar as costas ao rio, deixando de aproveitar o que esse contato propicia e pode proporcionar.

Em vez de críticas rasas, as pessoas deveriam procurar entender um pouco mais sobre o projeto que candidato Delegado Eguchi tem em mente para a área a Alfândega de Belém, que fica localizada na avenida Marechal Hermes, entre a Doca de Souza Franco e a avenida Assis de Vasconcelos, no bairro do Reduto, que foi a área por ele referida. Que é bem diferente do Complexo dos Mercedários, onde a Alfândega funcionava, que tem frente para a praça das Mercês e fundos no Boulevard Castilhos França, no bairro do Comércio ou Campina.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar