BELÉMNOTÍCIASPará

Fake news dificultam processo de doação de sangue, alerta Hemopa

As fake news, ou notícias falsas, estão por todos os lugares e o importante é sempre desconfiar de algumas informações e buscar as fontes oficiais para esclarecer o assunto. O Hemopa selecionou os principais mitos sobre a doação de sangue.

“Doar sangue dói.” – Não é verdade. A doação de sangue não machuca e nem causa dor enquanto a bolsa de sangue está enchendo. A agulha para coleta do sangue tem um calibre um pouco maior que as de exames convencionais de hemograma, pois facilita o fluxo sanguíneo. Mas isso não causa dores ou machuca o braço do doador.

“Quem doa sangue, fica fraco.” – Não é verdade. Uma pessoa adulta tem cerca de cinco litros de sangue no corpo. Na doação são retirados apenas 450ml, em média, que são recuperados em 24 horas pelo organismo. O que é importante saber é que quem doa sangue deve evitar esforços excessivos durante as 24 horas. Isso não quer dizer que o doador deve ficar deitado, sem fazer nada. Vida normal, sem excesso.

“Pode pegar alguma doença.” – Mentira. O processo da doação de sangue é totalmente seguro. Todos os materiais utilizados para a coleta são descartáveis.

“Tem que ficar em jejum.” Jamais. O doador de sangue tem que estar bem alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos e bem de saúde. É importante lembrar que a doação vai para alguém que está debilitado e precisa ficar bem. É bom não confundir doação de sangue com exame de hemograma.

“Quem toma remédio contínuo não pode doar.” – Não é bem assim. Existem medicamentos que são de uso contínuo, mas não inabilitam a doação. Você só saberá passando pelo processo de triagem.

“Quem teve Hepatite não pode doar.” – Depende. Quem teve Hepatite A até 10 anos de idade, pode doar, pois essa é a forma mais branda da doença. Já quem teve Hepatite B ou C não pode ser um doador, pois existe risco de vírus da hepatite estar presente no sangue ainda.

“Quem pegou Covid-19 não pode doar.” – Não é verdade. Qem teve Covid-19 e está bem de saúde, precisa esperar 30 dias após a cura e pode voltar a doar. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Critérios básicos para a doação de sangue

Quem deseja ser um voluntário à doação de sangue precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal); se for a primeira doação, o limite é até 59 anos. Pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado e com a saúde em dia.

No momento do cadastro, o voluntário deve apresentar uma carteira de identidade oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).

Lembrando que quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.

Mais informações podem ser obtidas nos telefone: 0800 2808118.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar