Fafá de Belém será homenageada pela Império de Casa Verde no Carnaval 2024 em São Paulo
A cantora Fafá de Belém será a grande homenageada pela Império de Casa Verde no Carnaval de 2024. Em uma live transmitida nas redes sociais no último sábado, a escola de samba de São Paulo anunciou o enredo “A cabocla mística em rituais da floresta” como forma de exaltar a vida e carreira da artista paraense.
Profundamente emocionada com a homenagem, Fafá de Belém expressou sua gratidão em uma postagem no Instagram: “Estou profundamente emocionada! Vai ser, com certeza, uma das maiores emoções da minha vida. Obrigada, @imperiodecasaverde 💙 Vumboooora, Tigre Guerreiro!!!”
O enredo, assinado pelo carnavalesco Leandro Barboza, contará com a pesquisa do enredista Tiago Freitas e levará a narrativa da escola a explorar os aspectos místicos da amazonidade das tradições, festejos culturais e religiosos dos povos originários e ribeirinhos, conectando-os à vida e carreira da cantora.
“Cantar Fafá na avenida é um projeto muito especial que estava em meus planos desde 2019, e agora, em conversa com o Presidente Alexandre Furtado, o momento chegou. Nosso enredo exaltará Fafá de Belém em caminhos ritualísticos consagrados em sua trajetória artística na relação com a região norte. Será uma festiva celcultural que enaltece cores, sentimentos, emoções e rituais da floresta amazônica”, revelou o carnavalesco Leandro Barboza.
O objetivo da Império de Casa Verde é mostrar a força encantada da mulher ribeirinha, representada por Fafá de Belém, que traz consigo o dom do canto e tem como missão cultuar os aspectos místicos, sagrados e misteriosos da mata.
Fafá de Belém, que cresceu às margens de um igarapé e se considera uma cantora popular, expressou sua humildade e conexão com o povo brasileiro: “Eu sou uma menina que nasceu há 66 anos à beira de um igarapé. Eu acredito que essa menina é alimentada diariamente pelos afagos do povo mais simples deste país. Nunca fui uma cantora de elite. Eu sou uma cantora popular. E é com esse popular que eu quero entrar na avenida com a ajuda de vocês.”