
As eleições municipais deste ano trazem uma novidade que vai acelerar a transmissãoa de dados, da apuração dos votos e até a divulgação do resultado final. Trata-se da transmissão de dados via satélite feita pelo equipamento Bgan. Uma operação inédita foi realizada e coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o Tribunal Regioal Eeleitoral (TRE-PA) e os demais tribunais da região Norte, garantiu ao estado do Pará 437 Bgan; ao Amazonas, 380 e para Roraima, 55.
“O Bgan é um equipamento de transmissão satélite com objetivo de garantir a totalização dos votos da eleição de maneira rápida. O Pará é um dos estados com lugares mais longínquos, que tem áreas rurais e que precisam do Bgan para a transmissão de dados da eleição” explica Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará.
No total serão 430 pontos de transmissão do tipo Bgan. “Os técnicos utilizam um notebook para fazer a operação e serve para praticamente três mil locais de votação dispersos pelo Estado”. Esses 432 Bgans serão distribuídos para 71 Zonas Eleitorais, que irão atender 78 cidades paraenses.
“Sete servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE Pará foram para São Paulo e atuaram testando esses equipamentos, em conjunto com a empresa, e dando o aceite técnico na condição de fiscalização do contrato. Esses equipamentos, que a partir de agora passam a ser separados, embalados, acrescidos no notebook e remetidos ao interior, desde a segunda-feira, 2 de novembro, utilizando uma logística extremamente complexa, multimodal, que é a de atender todas as zonas eleitorais do Estado”, finaliza Brito.
Felipe Brito afirma que o Estado do Pará, pelas suas características de grande eleitorado, “é o segundo maior do país, e tem áreas de reserva indígena e também muitas áreas de reserva ambiental. Em função das localidades, distâncias, o Pará é o estado com maior número de pontos de transmissão com satélite no país”, pontua.
Já foi realizado o último teste de transmissão reunindo todos os cartórios e Zonas Eleitorais dos 144 municípios paraenses, e todos já estão prontos para realizar a histórica Eleição 2020.
Fonte: TRE-PA