
Duas empresas paraenses foram selecionadas para fornecer kits de brindes institucionais que serão entregues durante um evento preparatório da COP30, que ocorrerá na Alemanha. A ação integra o projeto Taberna Amazônica, promovido pelo Sebrae no Pará, com o objetivo de fortalecer a presença de micro e pequenos empreendimentos da região em eventos ligados à agenda climática global.
Os kits reúnem produtos de dois negócios locais: uma peça de cerâmica produzida pela Família Santana, de Icoaraci, e trufas da Gaudens Chocolate, feitas com ingredientes amazônicos. Ao todo, 70 brindes serão entregues à Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop). Cada conjunto inclui uma cerâmica artesanal que, ao ser aberta, contém um chocolate regional, acompanhado por uma tag com informações sobre o produto e seu território de origem.
Projeto conecta empreendimentos locais à economia verde
O projeto Taberna Amazônica tem como foco aproximar pequenos produtores da região amazônica de compradores institucionais, com ênfase em itens com identidade regional. Os segmentos incluídos na iniciativa vão de alimentos e cosméticos naturais a artesanato, moda autoral e biojoias. A proposta também está alinhada às diretrizes da economia verde e à inclusão produtiva.
Além da atuação presencial durante a COP30, prevista para ocorrer em Belém em 2025, a Taberna Amazônica contará com uma vitrine virtual no site do Sebrae/PA, permitindo que os produtos locais tenham maior alcance nacional e internacional.
Inscrições abertas para novos participantes
O projeto está com inscrições abertas até 30 de junho para interessados em participar da seleção. Podem se candidatar micro e pequenos empreendedores, cooperativas, associações, artesãos e produtores com Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Segundo o Sebrae, cerca de 300 empreendimentos de mais de 40 municípios paraenses já participam da Taberna Amazônica, com atuação nos setores de alimentos e bebidas, moda, turismo, cosméticos e cultura. A expectativa é ampliar a presença desses produtos na COP30 e em eventos preparatórios nacionais e internacionais.
Conteúdo relacionado: