Em colapso, Oeste do Pará vai receber oxigênio do Paraná

Uma usina com capacidade para produzir 26,3 metros cúbicos de oxigênio por hora será trazida do Paraná para o município de Oriximiná, na região oeste do Pará, onde vai abastecer os cilindros dos hospitais.
O equipamento sairá amanhã, 20, às 18h, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para cidade de Oriximiná.
O município, assim como Faro, também no Oeste do estado, vive o drama da escassez de oxigênio na região e teme por um colapso no abastecimento dos hospitais com o súbito aumento do número de casos de covid-19.
Segundo o deputado federal Celso Sabino (PSDB/PA), que coordenou a operação juntamente com outros parlamentares da bancada paraense na Câmara e o apoio do deputado Arthur Lira (PP/AL), a usina deve atender o Sistema Público de Saúde na região do Tapajós como um todo, em especial Oriximiná, Faro e Terra Santa, onde a situação já é considerada crítica. “Nossa solidariedade a todos os amigos de Oriximiná, Faro e Terra Santa. A usina de oxigênio que irá abastecer a região estará chegando nas próximas horas”, escreveu em uma rede social.
“A bancada paraense tem acompanhado de perto a situação dos municípios paraenses direcionando recursos para o combate à pandemia, diretamente para as secretarias de saúde municipais, aprovando questões importantes para o pais, como o auxílio emergencial, e agora acompanhando de perto a liberação e distribuição das vacinas no território nacional”, explicou o deputado, que classificou como crítico o momento atual, diante do aumento do número de casos.
Apenas em Faro, foram registradas cinco mortes em 24 horas – entre a segunda-feira, 18, e esta terça-feira, 19 – e mais duas mortes no dia de hoje.
A logística para transporte da usina conta ainda com o apoio da Força Aérea Brasileira, Correios, Ministério da Defesa e Governo Federal.
Fonte Roma News



