Elon Musk encontra ‘camisetas woke‘ na sede do Twitter
Elon Musk, CEO do Twitter, publicou em sua conta na plataforma um vídeo em que mostra o momento em que encontra camisetas com a mensagem “Stay Woke” (Fique Desperto, em tradução livre) na sede da empresa, nesta quarta-feira, 23. Uma pessoa não identificada disse que as roupas estavam em um “armário secreto”.
A expressão ‘woke‘ se refere a um movimento com a adesão de ativistas sociais, como integrantes do Black Lives Matter ou da comunidade LGBTQIA+, que defendem políticas identitárias.
O que Elon Musk disse no vídeo
“Aqui estamos no setor de produtos e há um armário inteiro cheio de camisetas com a hashtag ‘woke‘”, disse Musk, no vídeo.
Desde que comprou a empresa, o empresário busca fazer do Twitter a “sede da liberdade de expressão”. Musk já restabeleceu algumas contas banidas, mas disse que não vai tolerar tuítes negativos ou odiosos, e que esses comentários serão “desmonetizados”. No entanto, Musk reiterou que apenas os tuítes sofrerão as consequências, e não a conta inteira.
Mesmo assim, vários usuários da rede criticam as novas políticas adotadas pela empresa, alegando que a “falta de controle” pode permitir o crescimento da discriminação, insultos e a disseminação de “notícias falsas”.