BELÉMNOTÍCIAS

Edmilson Rodrigues pode perder direitos políticos por irregularidades com verbas da educação em Belém

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera as pesquisas de intenção de voto para prefeito de Belém (Pará), mas uma sombra paira sobre sua candidatura. Ou, mais precisamente, Edmilson enfrenta uma ameaça jurídica.

Ele foi condenado em 2016 por improbidade administrativa, recorreu e, se a sentença for confirmada, perderá os direitos políticos. Edmilson já governou Belém por dois mandados consecutivos, entre 1997 e 2005.

Foi considerado culpado, pela 1ª Vara Federal do Pará, por irregularidades ocorridas na área de educação durante esse período.

Compra de livros – A primeira irregularidade se deu na compra, sem licitação, de 14 mil livros que nunca foram entregues. A segunda foi o desvio de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para comprar produtos sem relação com a área, como camisetas e bonés, e para financiar a produção de CDs e DVDs.

A Procuradoria da República emitiu um parecer pela confirmação da condenação de Edmilson.

O caso agora está nas mãos do desembargador Cândido Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1). O julgamento só deve ocorrer em 2021.

Se o recurso de Edmilson for rejeitado, ele cairá na Lei da Ficha Limpa, ficará inelegível por 8 anos e será afastado do cargo eletivo.

Fonte: Lauro Jardim (jornal O Globo)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar