
O deputado federal Delegado Éder Mauro (PL) lidera a corrida eleitoral para a prefeitura de Belém, com 30,7% das intenções de voto, de acordo com pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência. O levantamento, obtido com exclusividade pela EXAME, foi divulgado nesta quarta-feira, 7.
Na segunda posição, Igor Normando (MDB), candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB), aparece com 19,2% das intenções de voto. Edmilson Rodrigues (PSOL), atual prefeito da cidade e apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está em terceiro lugar com 14%. Ambos estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Jefferson Lima (Podemos) e Thiago Araújo (Republicanos) aparecem em seguida, com 7,9% e 6,8%, respectivamente. A pesquisa também indica que 8,7% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 7,1% ainda estão indecisos.
Cenário de rejeição e segundo turno
O atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado entre os candidatos, com 54,8% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma, em meio a uma crise de zeladoria e problemas com a coleta de lixo na cidade. Éder Mauro tem uma rejeição de 39,7%, enquanto Igor Normando possui a menor taxa de rejeição, com apenas 8,7%.
Na simulação de segundo turno, Éder Mauro venceria Edmilson Rodrigues por 46,6% a 29%. Em um cenário entre Mauro e Normando, a disputa é acirrada, com Mauro obtendo 41,3% contra 40,4% de Normando.
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PA-01365/2024, entrevistou 800 eleitores entre os dias 25 de julho e 1 de agosto, utilizando a metodologia CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.