ENTRETENIMENTONACIONALNOTÍCIASPará

Dira Paes relembra xenofobia sofrida no início da carreira: “Há uma xenofobia no Brasil absurda”

Em exibição especial na CineBH, atriz e diretora discute crise climática e compartilha experiências de preconceito como amazônida.

Durante a 18ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, a atriz e diretora Dira Paes foi destaque ao apresentar seu novo longa, Pasárgada, em uma exibição especial. O evento, que ocorre até o dia 29 de setembro, transformou Belo Horizonte na capital do cinema, reunindo profissionais da sétima arte, jornalistas e o público cinéfilo para celebrar e debater o cinema nacional.

Na sessão, Dira Paes aproveitou a oportunidade para conversar sobre o conteúdo do filme, que aborda questões urgentes como a crise climática, além de mencionar a participação polêmica de Cássia Kis no elenco. No entanto, um dos momentos mais marcantes foi quando a atriz falou abertamente sobre a xenofobia que enfrentou ao se mudar para o Rio de Janeiro, ainda jovem, e a visão marginalizada que muitos brasileiros têm da região Norte do país.

“Há uma xenofobia no Brasil absurda. E eu, como amazônida, tenho propriedade pra falar sobre isso”, afirmou Dira, cujas palavras rapidamente viralizaram nas redes sociais. A atriz revelou que, aos 17 anos, após protagonizar seu primeiro filme e se mudar para o Rio de Janeiro, enfrentou preconceito velado nas primeiras entrevistas que deu. “As pessoas se admiravam porque eu falava muito bem. Ninguém contesta uma pessoa de Curitiba de 17 anos, né?”, questionou.

Dira também destacou como o Norte do Brasil é frequentemente tratado como uma região isolada nas políticas públicas do país, algo que, segundo ela, é reflexo da falta de presença efetiva do Estado. “O Norte do Brasil é sempre visto como um lugar quase à parte de nossas políticas públicas, porque primeiro o Estado não consegue chegar nessas dimensões amazônicas, não consegue nem chegar nas dimensões do Centro-Oeste, quiçá na Amazônia”, desabafou a atriz.

VEJA VÍDEO:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar