EDUCAÇÃONACIONALNOTÍCIAS

Desorganização: Local de prova distante gera reclamações no ENEM 2023

A divulgação dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última terça-feira desencadeou uma onda de reclamações nas redes sociais, candidatos reclamavam dos destinos de prova distantes. No entanto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou que, em nenhuma circunstância, é possível solicitar a troca do local de prova.

De acordo com os organizadores do Enem, desde que todas as informações tenham sido fornecidas corretamente pelo candidato, o local de prova deve estar a uma distância máxima de 30 km de sua residência, caso o município de prova seja o mesmo que o município de residência do candidato. Se não houver aplicação da prova na cidade de residência, o aluno será designado para fazer o exame em um “local de prova na área central no município de prova, considerando malha viária e transporte coletivo.”

No entanto, nas redes sociais, vários candidatos têm se manifestado sobre terem sido alocados em locais de prova a distâncias muito maiores, inclusive em alguns casos, superando os 30 km, mesmo dentro da mesma cidade.

O Inep, por sua vez, esclareceu que utiliza as informações fornecidas pelos participantes para realizar o processo de alocação. “A Autarquia aplica as informações de onde os inscritos pediram para fazer a prova em um sistema no qual também são inseridos os dados dos endereços de residência desses. A plataforma considera critérios georreferenciados, com o objetivo de deixar o participante o mais próximo possível de seu local de residência”, afirmou a instituição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar