Nesta terça-feira (16), o primeiro dia de sessão deliberativa da semana legislativa na Câmara dos Deputados, foi marcado por um episódio tenso. O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi flagrado em um vídeo expulsando à força o influenciador Gabriel Costenaro, membro do MBL (Movimento Brasil Livre), das dependências da Câmara. As imagens mostram Braga empurrando e dando chutes em Costenaro, em meio a uma discussão.
O grupo do MBL estava na Câmara para dialogar com parlamentares contrários à regulamentação do Uber. A motivação exata do conflito ainda não está clara, já que não há registros do início da discussão. Após o incidente, Glauber Braga divulgou uma nota justificando sua atitude, afirmando que não se arrependia do que tinha feito e acusando o integrante do MBL de provocação.
Este não é o primeiro episódio de confronto envolvendo Glauber Braga. Em 2022, ele teve uma discussão áspera com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante uma sessão no Plenário da Casa.
A reação de Braga levou a críticas e pedidos de providências por parte de outros parlamentares. O deputado Kim Kataguiri (União-SP) afirmou que irá solicitar a cassação de Braga no Conselho de Ética e pedirá celeridade na análise do caso. Eduardo Bolsonaro (PL) também anunciou que o PL ingressará com representação contra Braga no órgão.