Cruz Vermelha anuncia plano para vacinar 500 milhões de pessoas contra o coronavírus
Na última quinta-feira, 4, a Cruz Vermelha anunciou um plano de 100 milhões de francos suíços (cerca de R$ 600 milhões) para ajudar a imunizar 500 milhões de pessoas vulneráveis. O comunicado foi feito após a falta de acesso dos países pobres às vacinas contra a Covid-19 alarmar a sociedade de socorro voluntário.
Um levantamento da Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICR) constatou que quase 70% das doses administradas até agora aconteceram nos 50 países mais riscos do mundo. Apenas 0,1% das doses foram administradas nos 50 países mais pobres.
“É alarmante porque é injusto e porque poderia prolongar, inclusive agravar, esta pandemia terrível. Sem uma distribuição equitativa, mesmo aqueles que estão vacinados não estarão seguros”, afirmou o secretário-geral da FICR, Jagan Chapagain.
A federação chamou atenção para um detalhe. Se grandes regiões do planeta não tiverem acesso à vacinação, o vírus continuará circulando e sofrendo mutações, situação que pode levar ao desenvolvimento de novas cepas insensíveisaos imunizantes.
Com informações do jornal Extra