
Quatro crianças e um adolescente foram resgatados na manhã desta quarta-feira (15) após passarem cerca de 50 horas desaparecidos em uma área de mata na comunidade Balalaiaca, zona rural de Ipixuna do Pará. Segundo a Polícia Militar, todos foram encontrados bem e sem ferimentos, mas apresentavam sinais de desnutrição e frio.
Desaparecimento e resgate
O grupo desapareceu na manhã de segunda-feira (13) ao entrar na área de mata. Durante o período em que estiveram perdidos, os jovens colheram palmitos para se alimentar. Eles foram localizados por volta das 11h da quarta-feira por uma força-tarefa formada por equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil do município.
Operação de busca
As buscas contaram com o apoio de drones com visão termal operados pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e equipes do Corpo de Bombeiros de Paragominas. A área onde os jovens se perderam é de difícil acesso, situada a cerca de 150 km da sede do município, sem cobertura de internet, o que dificultou os trabalhos de resgate.
Situação do grupo
Após o resgate, os jovens receberam alimentos e foram encaminhados para atendimento médico. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informou que as idades dos resgatados não serão divulgadas.
Embora o motivo do desaparecimento ainda não tenha sido esclarecido, as autoridades confirmaram que as crianças e o adolescente conseguiram sobreviver com os recursos disponíveis na mata. As investigações seguem para apurar detalhes sobre o caso.