BELÉMCOP30CULINARIA PARAENSEPará

COP30 em Belém: pratos típicos como tucupi e maniçoba ficam fora dos cardápios oficiais

Edital da Organização dos Estados Ibero-Americanos veta iguarias tradicionais por questões sanitárias; restrição vale apenas para restaurantes credenciados ao evento

Os pratos tradicionais do Pará, como tucupi e maniçoba, não estarão disponíveis nos restaurantes oficiais da COP30, que será realizada em Belém em 2025. O edital publicado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) proibiu o preparo e a venda das iguarias dentro dos espaços credenciados do evento.

De acordo com o documento, a decisão foi tomada por questões de segurança alimentar. O texto menciona o risco de contaminação do açaí pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmissor da doença de Chagas, e a necessidade de longas horas de cozimento da maniva e do tucupi para evitar intoxicações.

A medida, entretanto, se aplica apenas aos restaurantes oficiais da conferência. Visitantes que estiverem em Belém durante a COP30 poderão consumir os pratos em bares, restaurantes e feiras da cidade, onde a culinária local continuará disponível.

Além da restrição, o edital da OEI determina que os cardápios oficiais priorizem alimentos produzidos pela agricultura familiar, com foco em opções vegetarianas e veganas, além da redução no consumo de carne vermelha.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar