BELÉMNOTÍCIASParáREGIONAL

Cooperação entre paraenses que amam Belém viabiliza restauração da fachada da Catedral da Sé

Catedral da Sé será restaurada com apoio de paraenses que amam Belém

A fachada da imponente Catedral Metropolitana de Belém, conhecida como Catedral da Sé, está passando por um cuidadoso processo de restauração. As obras, iniciadas recentemente, têm previsão de conclusão para setembro de 2025, a tempo de receber os fiéis e turistas durante o tradicional Círio de Nazaré.

A iniciativa nasceu da união entre paraenses apaixonados por sua cidade e engajados na preservação do patrimônio histórico. A frente do projeto está o engenheiro André Tavares, que articulou parcerias com doadores e especialistas. O projeto arquitetônico foi uma doação da arquiteta Thayna Arruda, e os recursos para aquisição de tintas e materiais específicos foram viabilizados por meio de colaborações voluntárias.

Além de seu valor religioso, a Catedral da Sé é um dos principais marcos históricos e culturais da capital paraense. Localizada no coração do centro histórico, é símbolo da fundação da cidade e testemunha de sua trajetória ao longo dos séculos.

A ação colaborativa é um exemplo de governança urbana participativa, modelo em que setores público, privado e a sociedade civil se unem em torno de um objetivo comum. A restauração da Catedral vai além da recuperação de um prédio religioso: representa o cuidado com a memória da cidade, incentiva o turismo cultural e promove a requalificação do centro histórico como espaço vivo, digno e atrativo para todos.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar