NOTÍCIASREGIONAL

Conheça a Ilha do Pilão, paraíso escondido no litoral do Pará

O litoral do Pará é um dos mais preservados e desconhecidos do Brasil. Em que pese as imagens de Salinas com lixo, areia abarrotada de carros e som alto nesses dias correntes de julho, mas não tão distante dali está localizado um paraíso pouco conhecido por turistas e pelos próprios paraenses.

Trata-se da Ilha do Pilão pertencente ao município de São João de Pirabas, morada de pescadores e frequentada, ainda, por poucos turistas. Seu acesso mais facilitado acontece pela Vila de Cuiarana, em Salinas, de onde saem lanchas e embarcações com turistas para desbravar a região.

A Ilha de tem quilômetros de belas praias com areia fina e bem branquinha. De acordo com moradores locais, as constantes e sucessivas batidas da maré em uma estrutura de calcário na praia, durante muitos anos, proporcionou a formação de piscinas naturais com águas cristalinas. O próprio nome “Pilão” foi dado devido a estas batidas, como se fosse um pilão, daqueles usados, por exemplo, para triturar amendoim.

Desenho artístico feito pela natureza. Foto: Diego Eluan

Para os poucos habitantes locais, as águas dessa estrutura em calcário possuem um poder mágico, o de curar a cegueira, por isso esses “pilões” são ditos encantados.

Praia do Pilão. Foto: Diego Eluan

A ilha do Pilão é um local ideal para quem quer fugir da agitação de Salinas nesse período do ano. A viagem até lá demora apenas 20 minutos saindo da Vila de Cuiarana, sendo o caminho uma atração, pois é possível ver a fauna dos manguezais que rodeiam o rio Cuiarana, como os berçários do Guarás.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar