BELÉMNOTÍCIAS

Complexo do Ver-o-Peso recebe serviços de desratização

A Prefeitura de Belém, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou na manhã de quarta-feira, 15, desratização no Complexo Ver-o-Peso. Duas equipes, com cerca de dez servidores, se dividiram entre o Mercado de Carne, o Mercado de Peixe, a Feira do Açaí e uma parte dos boxes onde atuam os permissionários do complexo.

Para a desratização, os servidores do CCZ utilizaram 12 quilos de raticida em forma de bloco parafinado. O veneno, após ingerido pelo animal, causa hemorragia interna, sem apodrecê-lo. “O veneno foi aplicado em esgotos, frestas dos boxes de comercialização, tocas e bueiros. Vale ressaltar que não oferece perigo para cães, gatos ou pessoas”, explicou o zootecnista Adriano Nery.

Rotina – O serviço, que já faz parte da rotina do Centro, tem por objetivo controlar a população de roedores no local. “Esta ação é realizada periodicamente em feiras e mercados de Belém, uma vez que os roedores são transmissores de várias doenças, dentre elas, a leptospirose, que ocorre, principalmente, através do contato com a água ou lama contaminadas com a urina de rato”, acrescentou o técnico.

Além da aplicação do veneno, foi entregue aos feirantes um material educativo sobre a leptospirose, forma de prevenção, sintomas, dente outros.

Leptospirose – A leptospirose é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e, em seu quadro mais severo, pode levar à morte. Os sintomas, geralmente incluem febre alta, fortes dores de cabeça, calafrios, dores musculares, vômitos, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), dor abdominal, olhos congestionados, diarreia ou coceira.

Fonte: Agência Belém

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar