Com lockdown, cai taxa da transmissão do coronavírus em Santarém e prefeitura vai avaliar restrições
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, informou nesta quarta-feira, 17, que o número de contaminação da Covid-19 diminuiu durante o período de lockdown naquela cidade da região oeste do Pará e já permite reavaliação do bandeiramento preto, que determina o fechamento total das atividades não essenciais.
Ainda na sexta-feira, 19, a prefeitura espera iniciar a internação de pacientes de Covid-19 no Hospital de Campanha, que vai funcionar na escola municipal Maria Uchôa.
Por meio de vídeo divulgado pela rede social, o prefeito de Santarém destacou que houve redução significativa na taxa de transmissão no novo coronavírus, ou seja, com o lockdown foi possível frear alta taxa de contaminação da doença. No começo do lockdown, estava em 1,2, baixou para 1,0 e atualmente está em 0,9.
“Essa taxa é um importante dado epidemiológico que significa que realmente estamos frear a transmissão do coronavírus em Santarém. Outro dado importante é que os atendimentos no Umei Paulo Freire, no dia 1° de fevereiro, foram atendidas 505 pessoas com sintomas gripais. Já na terça-feira 101 pacientes atendidos. Estamos passando esses dados para o Governador e Comitê de Crise para mostrar que já temos segurança para sair da bandeira preta e começar a fazer a reabertura do comércio de forma segura”, destacou o prefeito.
O prefeito ressaltou ainda “Todas medidas foram necessárias para enfrentar a Covid-19 e ainda precisamos evitar aglomerações e manter todos cuidados de higiene para evitar a contaminação”, finalizou o prefeito Nélio Aguiar.
Fonte: O Estado Net