Na manhã desta segunda-feira, 21, foi aprovado pelos vereadores de Belém, o Projeto de Lei que cria no dia 19 de novembro o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino.
Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostra que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que em 2018 elas já eram 34% dos “donos de negócio”.
O GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, com dados de 49 países, mostrou, em sua última edição (2018), que o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais (menos de 42 meses de existência).
“Falta muita política pública para estas mulheres, elas ocupam um espaço e precisam de apoio. O nosso país é o mais empreendedor do mundo, mas precisamos avançar em várias etapas. Em Belém temos mais de 100 mil pessoas vivendo na informalidade. Ao gerar apoio nós criamos alternativas de emprego e renda pro Município”, pontuou o autor do projeto, o vereador Augusto Santos (Republicanos).