O jornalista Edson Salame publicou na Coluna do Salame, que ele assina no site http://www.belemdopara.com.br, nesta quarta-feira, 29, informações que andam circulando sobre o Círio de Nazaré. “Tudo leva a crer que a decisão do arcebispo metropolitano de Belém, D. Alberto Taveira, a ser anunciada no dia 6 de agosto, será o de cancelar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano”, disse.
“Desde que foi criado em 1793 pelo governador da época que a realizou em pagamento de uma promessa, o Círio nunca deixou de ser realizado. Este ano foi vencido pelo novo coronavírus”.
“A decisão aguardada pelos paraenses será anunciada pelas TVs Nazaré e Círio, esta, através de um canal no YouTube. A hora não está ainda fixada”.
Círios passados – “O paraense, pela primeira vez, verá um Círio virtual, que, aliás, já está sendo preparado pela Diretoria da Festa de Nazaré. Haverá exibição dos Círios dos anos passados”.
Ainda no assunto, Salame informa que “O Bispo da Diocese de Santarém D. Irineu, já decidiu: o Círio naquela cidade será feito por um cortejo de carros com a imagem a frente”.