BELÉMNOTÍCIASParáREGIONAL

“Choro de saudades”: Aeroporto de Belém vira palco para a emocionante partida de isopores recheados de sabores paraenses

A tradição paraense de levar um pedacinho de Belém consigo, na forma de isopores repletos de iguarias regionais, ganhou as redes sociais após um internauta flagrar o momento em que centenas desses recipientes eram embarcados no aeroporto da cidade. O vídeo despertou reações diversas, com alguns internautas ficando emocionados diante do carregamento de sabores que viajariam para outros destinos.

O costume paraense também conquistou famosos como o padre Fábio de Melo e a atriz Maitê Proença que foram fotografados nos aeroportos de Belém, cada um com seus respectivos isopores contendo delícias locais. Ivaneide Souza, representando a tradição, afirma que o isopor é praticamente uma extensão da identidade culinária belenense, sendo comum entre os paraenses levar consigo produtos como tucupi, açaí, farinha, maniva e outros.

Para os paraenses que vivem fora do estado, o isopor torna-se um veículo não apenas de comidas congeladas, mas também de memórias gustativas que remetem à sua terra natal. Peixes de água doce, açaí com características únicas, maniva para a preparação da maniçoba, e o tradicional tucupi são alguns dos itens destacados como indispensáveis nesse retorno gastronômico.

A quantidade de isopores sendo embarcados chamou a atenção de uma internauta, que compartilhou a imagem com a legenda: “chorando com a quantidade de isopor saindo de Belém”. Outros internautas se emocionaram com a ideia de pessoas que há muito não desfrutam dessas iguarias sendo agraciadas com um breve, mas prazeroso, reencontro gastronômico.

“Absolutamente qualquer voo saindo de Belém e apenas de Belém”, disse um internauta.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar