
A Polícia Civil do Pará prendeu preventivamente o cidadão chinês Hua Zheng, acusado de torturar os próprios filhos em Belém. A prisão foi efetuada nesta terça-feira (10), por ordem da Justiça Paraense, após investigação conduzida pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), com apoio da equipe da DATA Belém.
O caso, que chocou até os agentes envolvidos, teve início em janeiro deste ano, quando o homem foi preso em flagrante por ameaçar a esposa com uma faca. Na ocasião, ela denunciou uma rotina de agressões físicas não apenas contra ela, mas também contra os quatro filhos do casal, com idades entre 4 e 11 anos.
Com o aprofundamento das investigações, a DPCA identificou que os crimes iam muito além de maus-tratos: as crianças eram submetidas a castigos cruéis, lesões constantes e humilhações sistemáticas, caracterizando o crime de tortura majorada.
Vídeos cruéis enviados à China
Segundo a polícia, vídeos gravados pelo próprio agressor revelam cenas de agressão brutal, com tapas no rosto e exposição de hematomas. Em um dos registros, a filha aparece sendo espancada enquanto o pai levanta sua blusa para mostrar os ferimentos. Os vídeos eram enviados por Hua Zheng à mãe dele, que vive na China, como forma de ostentar o controle que exercia sobre a família.
Entre os castigos impostos, estão espancamentos com barras de ferro, cabides e cabos de vassoura, além de imposições físicas prolongadas, como permanecer agachado com os braços estendidos por até uma hora. A filha ainda foi forçada a raspar a cabeça como forma de punição e humilhação.
Diante das provas reunidas — vídeos, relatos e perícias — a delegada responsável pelo caso representou pela prisão preventiva de Hua Zheng, que foi cumprida na operação batizada de “Dragão de Jade”. O nome da ação faz alusão ao contraste entre poder autoritário (o dragão) e a infância vulnerável (jade).
O acusado foi encaminhado à Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (SEAP), onde permanecerá à disposição da Justiça.