Santa Rita de Cássia, padroeira dos milagres e advogada das Causas Perdidas, será homenageada nesta sexta-feira, 22, por devotos na paróquia São José de Queluz, no barro de Canudos, onde essa devoção é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial, e na paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, no distrito de Icoaraci.
Como medida de prevenção à Covid-19, referendada, inclusive, pela Arquidiocese de Belém, a participação dos fiéis nas programações religiosas se dará somente online.
Queluz – Na Paróquia São José de Queluz, o novenário começou no dia 13 deste mês, com novena diária de Santa Rita, sempre às 18 horas, e prosseguirá até esta quinta-feira, 21.
Já no dia 22, sexta-feira, haverá Santa Missa às 7h e 19h. Após a missa da manhã, a imagem de Santa Rita percorrerá as ruas da região, para que os fiéis, de suas casas, possam fazer as devidas orações, mas a romaria não pode ser acompanhada a pé, como é tradicional.
A tradição de Santa Rita de Cássia na paróquia de São José de Queluz se dá por a padroeira ter ingressado na Ordem dos Agostinianos, congregação que administra essa unidade da Arquidiocese de Belém.
Patrimônio – Em abril de 2019, a Câmara Municipal de Belém reconheceu a importância dessa procissão para a vida social, cultural e católica da Cidade de Belém e região. A procissão de Santa Rita foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial de Belém. Isso foi feito após a aprovação do projeto de lei apresentado pelo vereador Toré Lima.
Rosas – Uma novidade neste ano é que, devido à situação da pandemia em que vivemos, a Diretoria da Festa, por meio da Diretoria de Ornamentação, estão oferecendo entregas a domicílio de Rosas de Santa Rita que serão abençoadas no dia 19 e entregues no dia 22. O valor de cada rosa é de R$ 5,00 que serão direcionados as atividades pastorais.
Icoaraci – Na paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, a festividade em honra à Santa começou no dia 19, com a celebração de tríduo e segue até esta quinta-feira, 21, sempre às 19 horas. Já no dia 22, haverá a celebração eucarística às 19h.
Já a celebração da paróquia de Santa Rita de Cássia, na Cidade Nova, em Ananindeua, foi transferida para o mês de agosto, para celebrar em conjunto com a comemoração de 30 anos de criação da paróquia.
Todas as manifestações religiosas serão transmitidas online.
Fonte: O Liberal



