
Uma operação de fiscalização no Rio Tajapuru, no arquipélago do Marajó, resultou na apreensão de cerca de 490 quilos de entorpecentes na segunda-feira (5). A ação foi coordenada por agentes da Base Fluvial Integrada “Antônio Lemos”, com o apoio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública e do Batalhão de Ação com Cães da Polícia Militar do Pará.
Os entorpecentes estavam escondidos em um caminhão-baú transportado por balsas da embarcação “Jean Filho LIII”, que saiu de Manaus com destino a Belém. A carga incluía 452,5 quilos de maconha do tipo skunk e 38,5 quilos de oxi. O cão farejador Jay-Z, do Batalhão de Ação com Cães, foi responsável por identificar a presença da droga no compartimento do veículo.
O caminhão, o condutor e o material apreendido foram levados à Base Fluvial para os procedimentos legais. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a droga será submetida à perícia técnica e, em seguida, destruída conforme prevê a legislação.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, a operação reforça o papel da Base Fluvial no enfrentamento ao tráfico de drogas e outros crimes na região. Desde a inauguração da unidade, em junho de 2022, em Breves, as forças de segurança já apreenderam mais de uma tonelada de entorpecentes e cerca de 150 metros cúbicos de madeira ilegal entre outubro e dezembro de 2024. Em abril deste ano, 24 m³ de madeira sem documentação também foram apreendidos e destinados ao uso legal em parceria com órgãos ambientais.
Conteúdo relacionado: