CULTURA PARAENSENOTÍCIAS

Cantor paraense Ocimar Manito, grava EP “Outros Sonhos”

Finalmente o tão esperado e primeiro EP do cantor e compositor Ocimar Manito ficou pronto. Outros Sonhos é a faixa que dá título ao trabalho, e é uma balada em parceria com o poeta Jorge Andrade. Sobre a parceria, Ocimar explica que a letra divaga  no questionamento universal. “Não se sabe dos sonhos, o que são, como vêm, e não se pode evitá-los, se dormir corre risco. Mas, há outros sonhos, o sonho de desejar ter uma coisa boa na vida, de um lugar tranquilo, cheio de esperanças e paz, o sonho de um mundo melhor”, define. 

Ocimar conta que três  faixas que compõe o EP Outros Sonhos foram compostas em pleno auge da pandemia, que impediu os artistas de se apresentarem nos bares.e casas noturnas Assim, parcerias que estavam engavetadas, e outras a terminar, impulsionaram o compositor a produzir bastante enquanto esteve recluso em sua casa. 

A pluralidade da musicalidade de Ocimar Manito é destacada em alguns estilos presente no EP e passeiam pelo jazz, balada, baião e carimbó. 

Triste Melodia, parceria com Messias Lyra, homenageia o compositor Luiz Melodia. O Meu Chapéu é um baião em parceria com o poeta Juraci Siqueira,  e o carimbó Um boto em Marapanim, parceria com Rosendo Gomes, completam o trabalho. 

O EP Outros Sonhos foi gravado no Zarabatana Produções, sob direção do próprio Ocimar  Manito, junto com o músico e produtor Ziza Padilha, que também assina  todos os arranjos ,e contou com a participação dos músicos Ney Rocha (baixo), Bruno Mendes (percussão), Yossef Neto (saxofone e teclados) e Ziza Padilha (guitarra e violão). O clipe da música “Outros Sonhos” foi premiado pelo Serviço Social do Comércio do Pará (SESC PA),em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), INCISO III da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural e você pode assistir no canal do you tube do artista e também na  Mostra Sesc Aldir Blanc-Secult  Pa.

Ocimar Manito é músico, compositor, arranjador e intérprete. Iniciou sua carreira na década de 80, apresentando-se em vários bares da cidade, bem como participando de movimentos culturais e festivais de música no âmbito local e nacional. Como parte de seu trabalho musical nos bares da cidade, atualmente dedica-se ao Projeto Multicultural Arca – Arte e Cultura Amazônica, onde evidencia os caminhos da nossa cultura, tornando a inclusão participativa o viés marcante que agrega música, gastronomia, literatura e artesanato, dentre outras linguagens.

Serviço:

O EP Outros Sonhos pode ser adquirido pelo público nos locais onde o artista se apresenta, através de suas  redes sociais ,Facebook, Instagram e na Loja de Instrumentos musicais Pro Music Belém…….

A partir do mês de outubro o EP estará também disponível em todas as plataformas de Streaming. .

Release

Ocimar Manito, Músico, compositor, arranjador e Interprete, iniciou sua carreira na década de 80. Buscando mostrar sua arte através da música, vem participando dos movimentos culturais da cidade e de festivais de âmbito local e nacional. De forma crescente destaca-se no cenário musical do estado.

Ocimar Manito vem da linhagem musical de “Um operário chamado Raimundo Manito”, importantíssima figura do cenário paraense, que na década de 30, juntando alguns amigos, funda a primeira escola de samba do Pará, o Grêmio Recreativo Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná. Sendo assim, Ocimar Manito faz parte da Herança que “o velho Manito deixou”..

Extremamente plural, Ocimar Manito tem influências de várias vertentes musicais, como MPB, Carimbó, Samba, Jazz, Soul, Blues, Rock entre outras.

Dentro da produção cultural, idealizou e já realizou vários projetos: Projeto do mestre Mimi Santos e Jesus Santos chamado “Boi Garboso’. É um dos fundadores da CARAMUJU , associação de músicos e compositores do bairro do Jurunas. Além destes, somam-se atuações nas noites Paraense, como casas de Show, Bares e Restaurantes,entre alguns : Casa da Seresta, Bolero, Chicos Bar, A pororoca, Degrau, Locau, Spazio Verdi, Cosa Nostra, Miralha, Notivagos,Pai Dégua ,entre outros.

Atualmente dedica-se ao projeto Multicultural “Arca – Arte e Cultura Amazônica” onde evidencia os mais vertentes caminhos da nossa cultura, desta forma, torna a inclusão participativa o viés marcante que vai da música à gastronomia; da literatura ao artesanato abraçando nossa diversidade cultural tão evidenciada no Brasil.Também está em estúdio finalizando o seu EP “Outros Sonhos”, que pretende lançar em todas as plataformas digitais e o seu CD,que pretende lançar apartir do segundo semestre deste ano.

Com informações Correio Paraense

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar