O Sistema BRT Belém passa a ter horário de funcionamento ampliado a partir deste sábado, 26, alterando o horário da última saída do ônibus articulado que antes era às 12h, e agora passa a sair às 20h, com previsão de fechamento de terminais e estações até as 21h30, com o horário de início do serviço mantido às 6 horas.
Com a mudança, o horário de atendimento ao público se iguala ao horário adotado de segunda à sexta-feira, que contou ainda com mais uma ampliação, a integração com a linha Paracuri I – Presidente Vargas, iniciado na quinta-feira, 24, que também ganha horário estendido aos sábados dentro do terminal Maracacuera. No domingo o sistema continua fechado.
Linhas – O serviço do BRT Belém mantém dez ônibus articulados fazendo a linha Maracacuera-São Brás, com operação segregada pelas canaletas das avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, e utilização de terminais e estações para operação de embarque e desembarque de passageiros.
Fazem parte do sistema também as linhas integradoras Paricás, Itaiteua e Fama/Maracacuera, Paracuri I – Presidente Vargas (que também integra no Maracacuera), assim como a linha Canarinho/Tapanã, que integra no Terminal Tapanã.
As linhas integradoras fazem o desembarque de passageiros para integração e depois seguem até o itinerário final em São Brás (nas linhas convencionais que integram no Maracacuera), Presidente Vargas (especificamente na linha Paracuri I – Presidente Vargas) e Ver-o-Peso (na linha que integra no Tapanã).
Uma passagem – Ao optar por fazer a integração entre as linhas do BRT, e pagar uma única passagem, o usuário deve fazer o uso das paradas cobertas externas aos terminais Maracacuera e Tapanã para embarcar ou desembarcar do convencional, para então entrar nos terminais de acesso aos ônibus articulados do BRT ou da linha Paracui I Presidente Vargas (no Maracacuera), com porta dos dois lados.
Para ter acesso ao sistema de integração o usuário deve possuir obrigatoriamente uma das modalidades de cartão válido no sistema de transporte público de Belém (Vale Transporte Digital, Passe Fácil Estudantil, Passe Fácil Sênior [idoso], Passe Fácil Especial (PCD) e Cartão Expresso), e quem não possuir nenhuma das alternativas, pode adquirir um exemplar do Cartão Expresso nos terminais e estações e efetuar recarga de quantas passagens desejar.
Fonte: Ascom/ SeMOB



