INTERNACIONAL

Brasileiros deportados dos EUA chegam a Manaus algemados e com pés amarrados

Na manhã desta sexta-feira (24), um grupo de 158 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou em Manaus (AM), com os pés amarrados e algemados. A aeronave, que tinha como destino a cidade de Belo Horizonte (MG), foi a primeira a fazer o trajeto desde o início da deportação em massa, uma medida intensificada durante o governo do ex-presidente Donald Trump.

No entanto, o voo com destino a Belo Horizonte (MG) foi interrompido devido ao atraso no próximo avião americano, que faria a conexão para o transporte dos deportados de Manaus para Minas Gerais. Como resultado, o grupo permaneceu na capital amazonense, aguardando a continuidade do traslado.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ordenou a imediata retirada das algemas, esclarecendo que a legislação brasileira proíbe seu uso em cidadãos sob jurisdição nacional. Segundo Lewandowski, a medida respeita tanto o princípio da soberania do país quanto o direito à liberdade dos cidadãos brasileiros.

No sábado (25), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), do tipo KC-30, foi enviado para concluir o translado do grupo até Belo Horizonte. A aeronave, pertencente ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário), assumiu a responsabilidade de transportar os deportados, garantindo a continuidade do processo de repatriação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar