Belém retoma estabilidade de casos da covid-19, aponta Fiocruz

Belém retomou o sinal de estabilidade de casos da covid-19 e a curva indica oscilação lenta em torno de valor estável. É o que aponta o novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira, 23. A capital paraense é uma das 18 que apresentam sinal de estabilidade ou crescimento no número de infectados na tendência de longo prazo.
Dessas 18 capitais, sete apresentam sinal de crescimento moderado (probabilidade maior que 75%) ou forte (probabilidade maior que 95%) na tendência de longo prazo. Segundo a Fiocruz, todas as regiões brasileiras ainda se encontram na zona de risco e com ocorrências semanais muito altas, exceto a região Sul, que apresenta incidência menor.
Dados do boletim epidemiológico divulgados na quarta-feira, 21, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), apontam, em Belém, 40.095 casos positivos do novo coronavírus e 2.219 mortes desde o início da pandemia. Em todo o Pará, até ontem, 22, o número soma 245.278 infectados e 6.704 falecimentos.
Em live realizada na quarta-feira, 21, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), disse que a ocupação de leitos está baixa na rede municipal, mas que a procura nos hospitais particulares aumentou, assim como o número de casos confirmados da doença.
“Estamos tranquilos quanto a ocupação na rede hospitalar de Belém. Porém, na rede particular, o número de internações aumentou. Com isso, aumentou também o percentual de positivados, ou seja, estamos tendo uma maior quantidade de pessoas positivando para a covid-19. A procura pela testagem também aumentou. Nossas unidades fazem a testagem, mas vale lembrar que não se deve aglomerar”, disse Zenaldo.
Fonte Roma News



