
Belém está enfrentando um mês de junho com um volume de chuvas 20% acima do esperado, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade tem alternado entre períodos de intenso calor e fortes precipitações, o que tem impactado o cotidiano dos moradores. A previsão é de chuvas intensas nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20).
Os dados do Inmet indicam que a expectativa para o mês de junho era de um acumulado de chuvas de 205,8 milímetros. No entanto, até o momento, Belém já registrou um volume parcial de 243,5 milímetros. O último domingo (19) foi um dos dias mais chuvosos, com um acumulado de 200 milímetros de chuva.
O Inmet alerta que ao longo da semana a tendência é de que as chuvas continuem intensas na região. Além de Belém, os estados da região Norte, como Pará, Amazonas e Amapá, também estão sujeitos a chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a até 50 mm/dia. Além disso, são esperados ventos intensos, com velocidades de 40 a 60 km/h. Existe um baixo risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No Pará, as áreas mais afetadas concentram-se no Baixo Amazonas. Diante dessa situação climática, o Inmet emite algumas dicas de segurança para a população. Em caso de rajadas de vento, é recomendado evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades.
As autoridades competentes, como a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193), podem fornecer mais informações e orientações sobre medidas de segurança a serem adotadas em casos de emergência.