BELÉMPOLÍTICA

Belém receberá Nicolás Maduro na Cúpula da Amazônia para debater a preservação da floresta.

Presidente da Venezuela irá discutir futuro da Amazônia com dívidas com o Brasil que chegam a R$ 12,5 bilhões.

Belém, 16 de Julho de 2023: O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou sua participação na Cúpula da Amazônia, evento que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

A cúpula tem como objetivo promover reuniões de cordialidade e compromissos entre as partes para avanços em ações de preservação da Amazônia, buscando uma posição de consenso sobre a floresta que será levada a futuros debates globais sobre ação climática.

A Cúpula da Amazônia contará com a presença de representantes de diversos países, incluindo Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Equador, além do Brasil. Esses países, que abrigam partes significativas da floresta amazônica, se reunirão para discutir estratégias e tomar medidas concretas em prol da preservação desse importante ecossistema.

Programação do Evento: Durante o evento, haverá uma extensa programação, incluindo seminários, debates, exposições e manifestações culturais. Representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais do Brasil e de outros países amazônicos estarão presentes para contribuir na formulação de novas estratégias para a região. Ao final da cúpula, será redigido um documento a ser entregue pelas autoridades brasileiras aos 193 Estados-membros no debate geral da Assembleia Geral da ONU, em setembro.

Lula: Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também demonstrou interesse na Cúpula da Amazônia. No último dia 15, Lula convidou o primeiro-ministro da Noruega para discutir a preservação da floresta. Ele também cobrou a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, no evento, apesar desses dois países não possuírem territórios amazônicos.

Em entrevista à TV Record, Lula afirmou que a cúpula será o “mais importante encontro que o mundo já viu sobre a Amazônia”.

Maduro e Venezuela: Em junho deste ano Lula criou polêmica ao defender o presidente Nicolás Maduro e o regime venezuelano, chocando até mesmo eleitores de esquerda. O petista quando foi questionado sobre o regime do país vizinho afirmou que lá “tem mais eleições do que o Brasil”, “O conceito de democracia é relativo” concluiu o presidente. A dívida da Venezuela com o Brasil atualmente chega a R$ 12,5 bilhões, mas sobre este assunto, os dois presidentes parecem não querer falar muito.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar