BELÉMNACIONALNOTÍCIAS

Belém é a segunda capital mais lenta para abrir empresa

De acordo com o Mapa de Empresa, do governo federal, Belém a a segunda capital brasileira onde o empreendedor mais demora para formalizar uma empresa. O tempo médio para abertura de uma empresa em Belém é de três dias e 23 horas. Somente a capital do Piauí, Teresina, é mais lenta que a capital paraense.

Entre os municípios do Pará, só para comparação, Pacajá, sudoeste do Pará, é onde a tarefa de abrir uma empresa é concluída de forma mais rápida: quatro horas e 55 minutos.

Belém fica ainda a frente da média nacional. O tempo médio registrado no segundo quadrimestre de 2021 para abertura de empresas no Brasil é de 2 dias e 16 horas, o que representa queda de 13 horas (16,9%) em relação ao quadrimestre anterior. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o dado apresenta uma redução de 5 horas (7,2%).

Apesar da tentativa de melhorar o sistema de regularização de empresas, a capital paraense ainda é bastante arcaica em alguns trâmites, além disso, ainda não regulamentou a lei de liberdade econômica no âmbito municipal, onde vários negócios são desobrigados de ter licença, isto é, possuem licenças automáticas.

Nesse sentido, a capital paraense demora 3 dias e 2 horas, em média, para fazer análise de viabilidade de instalação de projetos. o segundo maior tempo entre as capitais, atrás também somente de Teresina.

Toda essa demora e burocracia atrapalha a instalação de novos empreendimentos em Belém que gerarão empregos, renda e aumentarão a arrecadação municipal. É como se o próprio poder público municipal sabotasse a cidade.

Outro fator importante é que se cobra para abrir empresa no Pará. Dependendo do tipo de empresa, os gastos podem variar de R$500,00 até R$2.000,00, valores pesados principalmente para pequenos e microempreendedores.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar