NOTÍCIASParáREGIONAL

Belém amanhece com clima mais ameno devido a instabilidade temporária, Informa Inmet

A cidade de Belém amanheceu nesta quinta-feira (23) sob céu nublado e temperaturas mais amenas, proporcionando um respiro ao calor intenso que tem predominado não apenas na capital, mas em todo o Estado. Nas redes sociais, internautas celebram a chegada do clima “mais frio”, característico do fim de ano na região.

“Quem mais está sentindo esse clima? Que delícia, Belém”, compartilhou um usuário nas redes sociais. Outro brincou: “Já se escuta nas ruas de Belém: que bom que é Natal”, acompanhado por uma imagem de uma cidade coberta de neve. A novidade gerou comentários bem-humorados, como “Mds já tem gente de moletom em Belém”.

Contudo, o meteorologista José Raimundo Abreu, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esclareceu que a mudança climática se deve a uma instabilidade temporária causada por um vórtice ciclônico na região Nordeste. “O clima está mais ameno, mas amanhã as temperaturas devem voltar a subir”, alertou.

A previsão indica que o restante do dia ainda manterá temperaturas mais baixas, com possibilidade de abertura de sol ou chuva fina à tarde. “Diminuindo a cobertura de nuvens, é provável haver pancadas de chuva, de baixa intensidade”, afirmou Abreu.

Questionado sobre o período chuvoso em Belém, o meteorologista destacou que ainda não começou. “Vamos ter um atraso nesse período, que só vai começar em fevereiro. Esse mês, teremos chuvas dentro da média do período”, explicou. Ele prevê chuvas dentro da média de novembro, atingindo 151 milímetros, e um aumento gradual em janeiro, alcançando o início efetivo do período chuvoso em fevereiro.

Quanto às temperaturas, Abreu apontou uma leve diminuição, com predominância de nuvens, especialmente à tarde. “Não teremos mais essas altas temperaturas como nos últimos meses. A temperatura deve diminuir um grau na maioria dos dias, ficando em torno de 34 a 35 graus”, concluiu o meteorologista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar