No final da tarde de segunda-feira, 21, o bebê Bernardo Amaral pôde conhecer toda a família. Ele lutou por 30 dias contra uma complicação no parto que ocasionou a anóxia, uma falta de oxigênio neonatal.
No dia seguinte ao nascimento, que aconteceu no dia 23 de maio, em um hospital público no município de Altamira, o bebê foi encaminhado para o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), principal referência na região do Xingu.
Com cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, a unidade é especializada no atendimento de bebês que necessitam de cuidados intensivos, como prematuros e em casos envolvendo a mesma situação de Bernardo.
No HRPT, o bebê chegou em estado grave, de acordo com informações publicadas pela Agência Pará, sendo necessário receber suporte respiratório por meio de ventilação mecânica, conhecida popularmente como intubação.
O HRPT integra a rede pública de saúde, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Encontro com a família
Balões, cartazes, músicas e muita emoção fizeram parte da despedida do pequeno Bernardo durante a saída do hospital. Ao lado dos pais, Valéria Amaral e Adão Ferreira, o bebê também encontrou pela primeira vez outros membros da família.



