NOTÍCIASParáREGIONAL

Banco Central informa que mais de 3 mil clientes do Banpará tiveram dados vazados

O Banco Central (BC) emitiu um comunicado alertando sobre um incidente de segurança que afetou dados pessoais vinculados a chaves Pix do Banco do Estado do Pará (Banpará). Segundo o BC, o incidente ocorreu devido a “falhas pontuais em sistemas da instituição”, sob responsabilidade da equipe de Tecnologia de Informação do banco.

As informações potencialmente expostas incluem dados cadastrais de 3.020 chaves Pix, como nome de usuário, CPF (com máscara), instituição de relacionamento, agência e número de conta. Esses dados, se nas mãos de quadrilhas especializadas em fraudes bancárias, podem representar uma ameaça para os clientes afetados.

O Banco Central esclareceu que dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros, não foram expostos. No entanto, o período de exposição dos dados, de 20 de março a 13 de abril deste ano, é considerado prolongado por especialistas em segurança digital.

O BC ressaltou que os clientes afetados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking, e alertou para que estejam atentos a tentativas de contato por outros meios, como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail, que não serão utilizados para este fim.

Medidas para apuração detalhada do incidente já estão em andamento, e serão aplicadas as medidas sancionatórias previstas na regulação vigente. No entanto, o BC não forneceu detalhes sobre se o vazamento foi resultado de uma invasão hacker nos sistemas do Banpará.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar