As “potocas” de Edmilson: Concursados não convocados e servidores enganados
Promessas não cumpridas de convocações e de aumentos salariais geram insatisfação e greves entre aprovados em concursos públicos e servidores municipais de Belém
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a cada dia vem demonstrando que não ganhou o apelido de “Ed Potoca” à toa. A última “potoca” do prefeito com maior índice de rejeição do Brasil, está relacionada aos concursos realizados pela Prefeitura Municipal de Belém e supostas convocações de novos servidores que, no entanto, nunca vieram a acontecer.
Leia Também: https://parawebnews.com/edmilson-rodrigues-psol-e-o-prefeito-mais-rejeitado-do-brasil-diz-pesquisa/
SEMEC:
No início de junho deste ano, Edmilson Rodrigues utilizou suas redes sociais para saudar calorosamente os 128 novos servidores que passaram nos concursos da SEMEC. Com sua expressividade facial característica, o prefeito declarou:
“A boa notícia é que a prefeitura chamará 96 novos professores e 32 educadores, pedagogos, técnicos em educação o que demonstra nosso compromisso com a educação, verdadeira nave do futuro. Então, conto com o apoio dos novos servidores e de todos os demais que vêm colaborando para que Belém seja uma cidade educada e alfabetizada. Estamos juntos pela educação”.
O concurso ao qual se referia é o Concurso 02/2020 PMB/SEMEC, cujo resultado final foi homologado em 13 de Abril de 2022. No mês de maio do mesmo ano, a Prefeitura Municipal de Belém chegou a convocar 404 profissionais da área da educação, incluindo professores e técnicos. Entretanto, mesmo com esse considerável número de servidores convocados, a demanda das escolas públicas municipais continuou a superar a capacidade de atendimento.
Surpreendentemente, desde o anúncio vaidoso nas redes sociais sobre um novo ciclo de convocações, adivinhem quantos dos 128 educadores mencionados foram, de fato, chamados? Acertou quem apostou em nenhum. A “nave do futuro” soçobrou, frustrando as expectativas daqueles que aguardavam ansiosamente uma oportunidade.
Por outro lado, As escolas públicas continuam às minguas enfrentado uma carência de profissionais, com um número insuficiente para atender às necessidades de forma adequada.
Pelo visto, a tal nave tá mais para “Carreta Furacão” degringolada.
SEMAD:
Mal havia passado um mês e já veio outra “potoca”. O prefeito utilizou suas redes sociais para anunciar a convocação dos aprovados no concurso 01/2020 promovido pela SEMAD, que ofertou 451 vagas para cargos administrativos.
Neste caso, a situação mostrou-se ainda mais preocupante, uma vez que, desde a homologação do concurso, já se passou mais de um ano sem que a prefeitura realizasse qualquer convocação. Com certo requinte de crueldade, a publicação, ainda alertava para os concursados manterem-se atentos às convocações. Pegadinha do Malandro!!!
Além disso, mesmo sem ter convocado os aprovados, a prefeitura continua promovendo Processos Seletivos Simplificados para contratar temporários para cargos e funções que deveriam ser preenchidas por candidatos aprovados em concurso.
O descaso com a educação é flagrante!
Servidores da FUNPAPA:
Além de não cumprir suas promessas divulgadas nas redes sociais para os candidatos a concursos públicos, Edmilson parece também não honrar os acordos e compromissos feitos com os servidores municipais efetivos.
Nesta segunda-feira (28), os servidores da Fundação João XXII (Funpapa) iniciaram uma greve. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Sintsuas Funpapa), em janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e a categoria acordaram um aumento salarial de 5%.
Mais uma vez, o site da prefeitura anunciou que o prefeito de Belém havia cumprido o acordo, porém, assim como no caso dos concursados, foi apenas mais uma “potoca”.
O ParaWebNews entrou em contato com a Prefeitura de Belém através da Comus; porém, até a publicação desta matéria, não obteve resposta.
Veja o vídeo: